Pedagogia de Schoenstatt aplicada
No Jardim de Maria, os níveis da educação infantil estão organizados como “canteiros do jardim” e cada turma tem um nome: o berçário (6 meses a 1 ano) é o canteiro das Sementes; o maternal (2 a 3 anos) é o canteiro da Primavera; a pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses) é o canteiro das Flores.
Turmas: Sementinhas e Sementes
Ideal do Canteiro: Acolher e cultivar as sementes.
Lema: Mãos que acolhem e cultivam o colorido do Jardim.
O berçário da escola Jardim de Maria oferece um ambiente acolhedor, seguro e estimulante, respeitando o tempo e a individualidade dos bebês, valorizando suas capacidades e proporcionando aprendizagens significativas. A escola proporciona amplo espaço de contato e interação com a natureza.
Nas práticas pedagógicas, buscamos potencializar as experiências infantis por meio de propostas sensoriais-motoras que ampliam seus conhecimentos de mundo, visando favorecer a aquisição gradual da linguagem oral e outras formas de expressão.
O brincar livre neste período é fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo. As brincadeiras aprimoram o repertório cultural dos bebês, contribuem no processo criativo, permitem experienciar o movimento do corpo com liberdade e autonomia.
O vínculo com a “Mãezinha do Céu” e com o Anjo da Guarda proporcionam abrigo e segurança para as crianças e para as famílias.
MATERNAL
Turmas: Primaveras
Ideal do Canteiro: Cultivar e guiar.
Lema: Mãos que cultivam e guiam com amor.
A vivência religiosa que marca o período do Maternal I é a conquista espiritual do Santuário da Mãe e Rainha, enquanto que, o Maternal II tem sua vivência conhecendo o Diácono João Luiz Pozzobon, iniciador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
PRÉ A e B
Turmas: Flores
Ideal do Canteiro: Semear e enviar.
Lema: Mãos que semeiam nos corações o amor de Maria, e os enviam para serem luz no mundo.
A pré-escola visa atender às necessidades da criança no ato de cuidar, educar, estimular e proporcionar vivências que contribuem no seu desenvolvimento. A educação infantil não é o momento de alfabetizar a criança, exceto quando isso acontece de forma espontânea.
Esse domínio é a conclusão de um processo. As crianças vivenciam em comunidade os vínculos constituídos desde o berçário e têm a alegria de aprender juntos, considerando a história de vida de cada um, suas experiências e sua individualidade.
O Jardim de Maria também proporciona o aprendizado por meio de experiências e interação com a natureza, com propostas desafiadoras e prazerosas que possibilitam a criatividade, a expressão corporal, a curiosidade científica, a autonomia, a criticidade e a cooperação que desperta para a corresponsabilidade.
O período do Pré A é marcado pela vivência religiosa de conhecer Pe. José Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt. Neste tempo, as crianças escolhem uma flor para representar a turma, formando assim um lindo canteiro no Jardim de Maria.
O Pré B é a última etapa no Jardim de Maria. As crianças são preparadas para o início do 1º ano e, para isso, são estimuladas a serem Luz, em outros jardins; a irradiarem a Luz de Jesus na nova etapa de vida.
Ideal: Ser Instrumentos
Lema: Instrumentos de Maria, cultivando o amor, a esperança e a fé no Jardim.
Os ateliês específicos ofertados são:
· Estimulação sensorial | Berçários;
· Estimulação musical | todas as turmas;
· Educação Física | Maternal, Pré A e Pré B;
· Inglês | Pré A e Pré B;
· Libras | Pré A e Pré B
A educação religiosa é tema transversal que prepara o dia-a-dia na Escola.
Ideal: Ser Raios de Sol
Lema: Iluminar, como raios de sol, todas as flores do Jardim de Maria.
A equipe técnica de apoio é formada pela cozinheira, nutricionista, auxiliar de cozinha e lactário, profissionais que realizam os serviços gerais, secretárias, assistente social e Irmãs que atuam na direção e supervisão. Também contamos com
serviço de vigilância em tempo integral.