Quem somos / Sobre Nós

A Escola de Educação Infantil Jardim de Maria foi fundada em 1º de abril de 1992, pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt, e tem como mantenedora o Instituto Pedagógico Social Tabor.

O nome Jardim de Maria, foi escolhido em homenagem ao Pe. Kentenich, Fundador do Instituto das Irmãs de Maria e de toda a Ora de Schoenstatt. A escola é para as irmãs um monumento de gratidão pelos 50 anos do ato heroico realizado pelo Fundador em 20 de Janeiro de 1942, quando decidiu-se livremente a ir para o Campo de Concentração de Dachau, onde foi prisioneiro durante a II Guerra Mundial.

Enquanto prisioneiro da Gestapo, polícia secreta do Estado Nazista, Pe. Kentenich recebeu na prisão uma correspondência vinda das Irmãs de Maria. Na véspera do Natal do ano de 1941, uma irmã escreveu uma cartinha ao Menino Jesus, imitando o costume das crianças na Alemanha, na época do Natal. Seu nome era Irmã Mariengart, que em alemão significa “Jardim de Maria”. Na carta ela suplica ao Menino Jesus que realize o Milagre da Noite Santa, isto é, a libertação do Pe. Kentenich. Esta carta foi parar nas mãos do Pe. Kentenich na prisão.

Ele a recebeu como um sinal da Divina Providência e, interpretando o nome da irmã que escrevera a carta, respondeu imediatamente utilizando a mesma linguagem infantil da autora: “Atenderei o teu pedido, quando o teu coração e o coração de toda a Família se tiver tornado um florescente Jardim de Maria”, e assinou: o Menino Jesus.

O ideal de ser um Jardim de Maria despertou em toda a Obra de Schoenstatt um empenho heroico não só pela libertação do Fundador que estava preso, como também um empenho heroico na conquista do ideal da santidade, pelo caminho da filialidade heroica.

“Nosso Jardim é um Jardim de Maria porque pertence à Maria, porque é por ela dirigido e ajuda crianças em fase de desenvolvimento a se tornarem mais semelhantes ao ideal da verdadeira humanidade: Maria!”


Um novo começo

No ano de 2016, a Escola Jardim de Maria foi ampliada com a unificação das duas escolas de educação infantil mantidas pelas irmãs em Santa Maria: Escola Girassol e Jardim de Maria.

A escola Girassol foi fundada pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt no ano de 1973 e tem sua origem na “Escolinha de Artes Facho de Luz”, fundada pela artista plástica Irmã M. Senira Biscaro, no ano de 1970.

No primeiro ano, esta escolinha contou com 15 crianças e, no segundo, já eram mais de 30 crianças. Juntou-se a ela Ir. M. Wilfried Gassenmeier, missionária da Áustria, que também era professora de música na UFSM e é precursora do Método Suzuki de educação musical no Brasil.

O número de alunos foi crescendo e as irmãs ousaram dar mais um passo. Em 28 de maio de 1973, inaugurou-se o Jardim de Infância Girassol, situado na Avenida Nossa Senhora das Dores, junto ao Santuário de Schoenstatt. Durante vários anos, o Jardim de Maria atendia as crianças na idade de 0 a 3 anos e o Girassol a partir dos 3 anos.

A fim de prestar melhor atendimento às famílias, a escola Girassol foi integrada ao Jardim de Maria, que atualmente atende crianças dos 4 meses aos 5 anos e 11 meses.

Depoimentos das famílias

"A Escola Jardim de Maria, para nós, representa uma extensão da nossa casa. Nossa filha começou a frequentar a escola com apenas 6 meses e sempre foi muito bem cuidada e amada por todos. Além disso, a escola acolhe a família toda, permitindo que estejamos presentes no ambiente escolar e participando das atividades, vivenciando esta linda fase da educação infantil. Nossa gratidão à Escola Jardim de Maria".

Família Kyen Freitas

Escolhemos o Jardim de Maria porque é a escola que nos permite desenvolver nossos filhos de acordo com os princípios familiares que cultivamos e com os valores e virtudes cristãs.

É o local que na nossa família, há três gerações, constrói memórias fortes e carinhosas sendo um ambiente de infância e lembranças felizes que desejamos deixar para nossas três flores do jardim de Maria.

Família Brasil Ribeiro