O Instituto Pedagógico Social Tabor (IPST) foi constituído em 15 de março de 1956. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional, beneficente de assistência social. Fundado pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt, tem sua sede em Santa Maria, RS. Atualmente o IPST tem duas filiais com fins específicos: a Escola de Educação Infantil Jardim de Maria e o Centro de Referência Familiar Recanto do Sol.
O nome “Tabor” origina-se do relato bíblico da transfiguração do Senhor (Lc 9, 28-36), que, segundo a tradição, teria ocorrido no Monte Tabor, na Palestina. Ao ver a glória de Cristo transfigurado, Pedro exclamou: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias” (Lc 9, 33).
Na hora da fundação de Schoenstatt, em 18 de outubro de 1914, Padre Kentenich assim se expressou: “Não seria possível que a capelinha de nossa congregação se tornasse nosso Tabor, no qual a se manifestem as glórias de Maria? (...) todos os que aqui chegarem para rezar terão de experimentar as glórias de Maria e confessar: É bom estarmos aqui! Aqui queremos construir tendas! Este será nosso lugarzinho predileto! (I Doc. de Fundação, nº 7, p.52, 2ªed.).
O Santuário de Schoenstatt tornou-se expressão deste Tabor, o lugar onde é bom estar e a onde Maria acolhe, educa e envia seus filhos.