Pedagogia do Padre Kentenich e a Questão Social
A educação da personalidade e da comunidade, conforme a proposta pedagógica do Pe Kentenich, também se apresenta como uma resposta original à Questão Social.
Na década de 1930, quando as disputas entre as ideias do liberalismo econômico e as correntes socialistas estavam em pleno confronto, Pe Kentenich deu uma importante jornada pedagógica para professoras na Alemanha. Ele não teve medo de posicionar-se diante das correntes políticas e econômicas desumanas que lutavam entre si para dominar o mundo, também apontou as falhas dos cristãos e não por último dos schoenstatianos frente aos problemas sociais. Explica que o “atraso” da Igreja em dar-se conta da Questão Social, deixou espaço aberto para aquelas correntes que foram ao encontro dos economicamente mais pobres e os transformaram em massa política.
“Infelizmente parece que o catolicismo, o cristianismo, se encontra escondido sob o concreto armado como se tivesse medo do contato com o mundo, como se quisesse permanecer na penumbra levando uma existência tranquila, agradável e pacífica, não se envolvendo nas grandes lutas do tempo atual, nas lutas do mundo. Infelizmente, hoje vemos triunfar por todas as partes a revolução no sentido do demônio. E isso porque nós católicos, não nos colocamos em marcha e não nos decidimos pela revolução segundo Deus”.
“Onde reside a culpa? Fomos negligentes para inculcar e gravar com suficiente seriedade, em primeiro lugar o princípio da Justiça e, em segundo lugar, a lei do Amor, na consciência pública, antes de tudo na consciência pública dos capitalistas. … No cristianismo primitivo as coisas eram essencialmente diferentes. Não se perguntava em primeiro lugar, de início, qual era o dever extremo: era algo evidente que as famílias deviam acudir e socorrer as necessidades dos demais. … No entanto, o homem moderno, especialmente o trabalhador moderno, não se contenta com a lei do amor: quisera também que se faça justiça. … Porém, a justiça, é muitas vezes violada de forma que brada aos céus”.
“Se o Movimento Apostólico, se nós, portanto, não nos introduzimos com força e vigor nas engrenagens de nossa época quando temos ocasião de fazê-lo, somente teremos sonhado um belo sonho de renovação do mundo. Falamos de renovação moral do mundo. A justiça e o amor fazem parte do código moral. Devemos colaborar, portanto, para que os problemas sociais ao nosso redor sejam resolvidos. Daí nasce o anelo pelos santos que dão uma resposta à questão social, por estas pessoas que interiormente unidas a Deus, ancoradas em Deus, têm também ânimo para transformar o mundo em Aliança com Deus e levar a humanidade até Deus, a Cristo e à Igreja”.
KENTENICH - Desafio Social, Jornada para educadoras no ano de 1930, Alemanha.